Protocolo de Comunicação
Comunicação Eficiente: A Chave para o Atendimento de Urgências e Emergências
Em situações médicas, cada instante conta. A capacidade de transmitir informações de forma rápida e clara pode significar a diferença entre a vida e a morte. Nesse contexto, a comunicação eficaz é essencial.
Imagine uma sala de emergência, onde a rapidez na transmissão de informações pode salvar vidas. É aqui que entra o protocolo SBAR, uma ferramenta adaptada da American Hospital Association (AHA) para garantir concisão e eficácia em qualquer situação.
O SBAR é um padrão rápido de diálogo dividido em quatro frascos: Situação, Breve Histórico, Avaliação e Recomendações. Essa abordagem sistemática reduz erros, elimina a necessidade de repetições e agiliza o processo de atendimento.
Ao padronizar a comunicação, o SBAR promove a cooperação entre equipes de assistência, reduzindo o estresse e possibilitando decisões rápidas em momentos críticos. Com esse protocolo, busca-se criar um ambiente mais seguro para pacientes e profissionais.
Apresentado a profissionais e em fase de testes e avaliação, esse protocolo promete revolucionar a forma como lidamos com os atendimentos aos pacientes.
Referências bibliográficas: Pena MM, Melleiro MM. Eventos adversos decorrentes de falhas de comunicação: reflexões sobre um modelo para transição do cuidado. Rev Enferm UFSM. 2018 Set 28;8(3):616; Coifman AH, Pedreira LC, de Jesus AP, Batista RE. Comunicação interprofissional em unidade de emergência: estudo de caso. Rev esc enferm USP. 2021;55:e03781.; Barra DC, Alvarez AG, Knihs NS, organizadores. Comunicação efetiva: Série Boas práticas em segurança do paciente. Vol. I. Florianópolis: UFSC; 2022. 38 p. Bardin, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977, 229 p.