Sutura Perineal
As lacerações perineais podem ocorrer após o parto vaginal. O cuidado adequado dessas lacerações é importante para uma boa recuperação. Nem toda laceração tem que ser suturada – acesse aqui a revisão de MA Alharmeel e cols sobre esse tema.
É importante conhecer os graus de laceração e outros métodos para classificar as lacerações perineais e sua cicatrização, como a escala de REEDA. Já está bem estabelecido que a melhor técnica para suturar lacerações perineais é com pontos contínuos em todas as camadas. Acesse aqui a revisão de Kettle sobre isso. Por isso, é importante treinar a técnica de sutura.
Para profissionais que estão começando a atender partos e também para aqueles que já atendem há mais tempo, mas utilizam outras técnicas de sutura. Esse simulador é simples, necessitando de um bloco de material que permita simular as camadas.
- Um bloco de espuma, como uma esponja larga
- Tecido diferente (para simular a pele)
Outra possibilidade: Peito de frango (preferencialmente com pele)
![]() |
1. No bloco de esponja, colar um tecido diferente para simular a pele, ajuda a diferenciar as estruturas. No modelo apresentado, também foram desenhados os feixes musculares principais – transverso superficial do períneo e bulbo-esponjoso.
![]() |
2. Muitos simuladores são sugeridos com o uso da língua de boi.Outra possibildiade é o uso do peito de frango, preferencialmente com pele. Na figura adaptado com elásticos simples na embalagem em que é vendido.
1. Neste pequeno filme, estamos testando a super cola (no caso a cola de contato convencional mesmo) – para simular o uso de cola cirúrgica para sutura perineal.
ATENÇÃO: Não use cola de contato em tecido humano!
![]() https://forms.gle/oCYFdr8UbN1Gt4Bi8 https://forms.gle/B1L1RSTwAD6a9Uw96
|