Colo e vagina para simular dilatação, esvaecimento e posição do colo
O diagnóstico do trabalho de parto é feito a partir da avaliação da dinâmica uterina e também do exame do toque vaginal obstétrico, o qual é utilizado para identificar o apagamento, consistência e dilatação cervical, a presença ou não da bolsa amniótica, sua sentindo sua integridade ou ruptura, a altura da apresentação, a variedade da posição e a determinação da atitude a partir da pelve óssea materna.
A partir disso, com todas essas informações, o toque obstétrico permite acompanhar a vigência do trabalho de parto. Dessa forma, torna-se importante o treinamento e percepção dessas características e etapas do processo e a utilização de simuladores para esse preparo pode ser muito útil.
Os modelos propostos objetivam auxiliar os estudantes e interessados na construção desse conhecimento e prática.
Veja aqui todos os modelos para simular o toque vaginal obstétrico.
- 1 esfera de isopor – diâmetro de 75mm
- 1 papel EVA
- 1 meia calça fina
- 50g de massa de EVA
- Cola quente
- Tesoura
- Tubo de remédio grande ou copo de requeijão
![]() |
1. Para montar o simulador, é preciso cortar o tubo de remédio ou copo de requeijão nas duas extremidades, deixando-as abertas dos dois lados, será a parte que irá simular o canal vaginal. Depois disso, cortar a esfera de isopor ao meio, iremos utilizar apenas uma metade. Nessa metade fazer um corte redondo no seu centro, orifício que irá simular a abertura do colo do útero, assim, deve-se cortá-lo de acordo com o tamanho da dilatação desejada. Ainda nessa meia esfera, deve-se fazer o recobrimento dela com papel EVA. Para a esfera de 70mm, deve-se cortar o papel EVA em um quadrado de 15x15cm. Depois, passar o papel EVA com um ferro quente até aquecê-lo bem e rapidamente colocá-lo em cima da meia esfera de isopor, puxando com firmeza para moldá-lo de acordo com o tamanho da esfera enquanto ele esfria.
Vídeo que ensina a modelar a esfera de isopor no EVA: https://www.youtube.com/watch?v=aZeonqlYdOQ
2. Após ele assumir o formato do molde, cortar o excesso de EVA que foi puxado para fora da esfera. Passar a cola quente na beirada do contorno entre o EVA e a meia esfera de isopor. Lembrar também de cortar o papel EVA para que o orifício do colo do útero seja acessado. Nesse orifício deve-se colocar a massa de EVA, a qual irá representar a consistência do colo do útero durante o exame de toque.
3. Após construídas essas partes do simulador, deve-se juntá-las. Para isso é preciso colocá-las dentro da meia. Primeiro, coloca-se a meia esfera até o final da meia, com sua abertura maior voltada para baixo e o orifício voltado para cima. Logo depois, coloca-se o tubo, centralizando a representação do orifício do colo do útero em uma de suas extremidades. Após isso, corta-se o excesso de meia e para melhor fixá-la ao simulador, pode-se colar suas margens na parte de dentro do tubo.
![]() |
![]() |
![]() |
4. Assim, o simulador de consistência para o toque obstétrico estará pronto. Essa percepção pode ser sentida a partir da simulação do toque ao colocar os dedos pelo canal vaginal, representado pelo tubo coberto pela meia. No fundo do canal, os dedos encontram a parede cervical que irá adquirir consistência mais macia e esvanecida à medida que o trabalho de parto for ocorrendo. Essa percepção de textura é comparável ao do lábio da boca.
Veja aqui todos os modelos para simular o toque vaginal obstétrico.
![]() https://forms.gle/oCYFdr8UbN1Gt4Bi8 https://forms.gle/B1L1RSTwAD6a9Uw96
|